NOTÍCIAS

1º de Maio: DIA DO TRABALHADOR

27-04-2015

História do Dia do Trabalho



 



O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.



A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.



Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.



Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.



Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes



Portanto, devemos fazer sim uma reflexão sobre estes acontecimentos que envolvem o 1º de Maio, e que nestes dias atuais, em pleno século XXI estamos passando por uma nova tentativa de retirada de direitos, com o projeto PL4330 que está tramitando no Congresso Nacional, mais precisamente encontra-se junto ao Senado. Projeto este que nos impele em irmos as ruas, e ao invés de comemorarmos a data, devemos unir forças e lutar contra uma imposição, contra a retirada e precarização dos nossos direitos trabalhistas, os quais como bem relata a história se conquistou a duras penas, com morte de trabalhadores (as), por este e outros motivos não podemos ficar de braços cruzados, mas sim irmos a luta na defesa do que nos pertence.



Mas mesmo diante de todo este breve relato histórico ainda podemos comemorar o dia 1º de Maio como dia do trabalhador (a), apesar de todos os contra tempos, pois ainda temos o que comemorar. Parabenizamos a toda a classe trabalhadora, que luta, que se desdroba diariamente para que o nosso país continue crescendo, gerando frutos a esta e as novas gerações.



A Direção.


Campos Novos
Fone/Fax: (49) 3541-0702
E-mail: seccn@secjba.org.br

Copyright © 2016 Todos os direitos reservados. Admin

Desenvolvido por Lovatel Agência Digital