O SINDICATO

De Associação a um Forte Sindicato - 64 Anos de História

Reuniram-se em 20 de Janeiro de 1952 um grupo de comerciários que fundaram a Associação Profissional dos Empregados no Comercio de Joaçaba. O Objetivo era organizar a categoria e discutir o regime trabalhista da época e lutar por melhores condições de vida, salário e clausulas sociais.

No dia 11 de dezembro de 1952 a Associação passou a ser reconhecida oficialmente como Sindicato dos Empregados no Comércio de Joaçaba. Nesse dia ela recebeu a carta de reconhecimento que marcou definitivamente a história da categoria na cidade e região. O primeiro presidente foi o Sr. Reinaldo Arno Antoni.

Convenção Coletiva

Em 30 de Março de 1970 - Primeira Convenção Coletiva de Trabalho - Dissídio instaurado no TRT da 4ª região - Em Porto Alegre - RS. Foi o segundo Sindicato de Comerciários do Estado de Santa Catarina a tomar esta deliberação.

Conquistas

Extensão de base territorial do Sindicato, aos municípios de Campos Novos, Capinzal, Ibicaré, Tangará, Videira, Herval D´Oeste, em 18 de outubro de 1974 após longo tempo de tramitação , que durou mais de 04 anos.

Em 2008 a Base territorial do sindicato dos Empregados no Comércio esta composta pelos municípios de Joaçaba, Herval D´Oeste, Campos Novos, Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Erval velho, Treze Tílias, Catanduvas, Água Doce, Monte Carlo, Tangará, Ibicaré Luzerna, Celso Ramos, Anita Garibaldi, Vargem Bonita, Vargem, Zortéa, Abdon Batista, Brunópolis. Onde também em 2008 agregamos os Empregados em Empresas de Serviços Contábeis destes municípios.

Lutas e Realizações

- Construção da Sede Própria - Inauguração em 15 de setembro de 1979, com 373.72 custo de C$ 1.450.000,00, renda própria e financiamento do FAZ,
- Luta pela criação de uma Junta de Conciliação e Julgamento em Joaçaba,
- Luta pela extensão de base territorial do Sindicato,
- Criação de duas Delegacias Sindicais em Capinzal e Campos Novos iniciativa pioneira agora em Catanduvas e Tangará,
- Colaboração na fundação de outras Entidades Sindicais na Cidade de Joaçaba como também no Estado,
- Colaboração na reestruturação de Entidades Sindicais de outras categorias, região de Joaçaba.
- Luta pela aprovação de lei municipal determinando o fechamento dos supermercados aos domingos, hoje luta contra o Horário livre do Comércio,

Campos Novos
Fone/Fax: (49) 3541-0702
E-mail: seccn@secjba.org.br

Copyright © 2016 Todos os direitos reservados. Admin

Desenvolvido por Lovatel Agência Digital