Quem Somos
Em 20 de janeiro de 1952, um grupo de comerciários se reuniu e fundou a Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Joaçaba, com o objetivo de organizar a categoria, discutir as condições trabalhistas da época e lutar por melhores salários, condições de vida e direitos sociais.
Saiba mais

Em 11 de dezembro do mesmo ano, a Associação foi oficialmente reconhecida como Sindicato dos Empregados no Comércio de Joaçaba, recebendo a "Carta de Reconhecimento" que selou sua importância histórica para a categoria na cidade e região. O primeiro presidente eleito foi o Sr. Reinaldo Arno Antoni.
Ao longo de mais de 7 décadas de existência, o Sindicato batalhou pela implementação de importantes direitos para os trabalhadores, como o 13º salário, o pagamento de férias, garantias salariais e um horário de trabalho digno. A ampliação da base territorial do Sindicato também foi uma conquista importante, que hoje abrange 21 municípios da região: Joaçaba, Herval D'Oeste, Ibicaré, Tangará, Capinzal, Erval Velho, Lacerdópolis, Ouro, Água Doce, Treze Tílias, Catanduvas, Vargem Bonita, Luzerna, Campos Novos, Monte Carlo, Vargem, Zortéa, Abdon Batista, Brunópolis, Celso Ramos e Anita Garibaldi.
HÁ MAIS DE 7 DÉCADAS
LUTANDO PELOS DIREITOS DOS
TRABALHADORES!
A história do Sindicato é repleta de desafios e vitórias, desde a resistência à intransigência patronal e à ditadura militar, até os enfrentamentos contra pacotes econômicos, decretos, leis e impostos. Cada uma dessas adversidades contribuiu para consolidar o Sindicato dos Empregados no Comércio de Joaçaba como a principal ferramenta de luta e representação da categoria. Por isso, olhar para o passado e reconhecer o legado de sua história é fundamental para entender a força e a relevância dessa entidade, que continua firme em sua missão de promover justiça, dignidade e igualdade para todos os seus trabalhadores.